Dicas de viajante.

10.6.15

Ora entĂŁo decidi fazer algo Ăștil e partilhar aqui um bocadinho do conhecimento adquirido durante as minhas viagens. Quer a nĂ­vel de objectos que deverĂŁo ser metidos na mochila antes de partir, quer a nĂ­vel de algumas dicas Ășteis para que a viagem ao Sudeste AsiĂĄtico corra da melhor maneira possĂ­vel.

Espero que ajude! :)

Essenciais na mochila:

  • Levar o mĂ­nimo de peças de roupa possĂ­vel. A roupa lava-se e seca rapidamente e lĂĄ nĂŁo precisas de variedade. EstĂĄs mais preocupado em aproveitar o momento do que em pensar se estĂĄs jeitoso ou nĂŁo.
  • NĂŁo levar roupa que precise de ser passada a ferro. A sĂ©rio, onde Ă© que tu vais passar roupa lĂĄ? E queres mesmo perder tempo a pensar nisso? Leva roupa prĂĄtica e que nĂŁo amarrote com facilidade.
  • Separa a roupa por tipo. Esta foi uma dica de um amigo meu, o Marco. Separa a roupa por sacos diferentes e de acordo com o tipo. Ou seja, metes roupa interior e de dormir num saco; tshirts e tops noutro; calçÔes e calças noutro. Vai-te facilitar imenso encontrares seja o que for a qualquer momento e nĂŁo te vai obrigar a desarrumar tudo dentro da mochila. Outra dica Ăștil: faz rolinhos com a roupa antes de a meteres nos sacos. Ajuda a que nĂŁo fiquem tĂŁo amarrotadas. Tenho feito sempre isto e ajuda imenso!
  • Nunca levar sapatos novos. Os sapatos novos passam sempre por uma fase de adaptação ao pĂ©, e garanto-te que nĂŁo vais querer passar por essa fase lĂĄ... Os meus chinelos comprados na Oysho hĂĄ mais de um ano atrĂĄs tĂȘm sido os meus fieis e confortĂĄveis companheiros nas Ășltimas viagens e nĂŁo me tĂȘm deixado ficar nada mal.
  • Levar uns bons sapatos de caminhada. ExistirĂŁo muitas alturas em que terĂĄs a oportunidade de embarcar num trekking no meio da natureza, por rochas, ravinas e afins. Leva uns bons sapatos/botas de caminhada e vais ver que aproveitarĂĄs muito mais a experiĂȘncia!
  • Kit de primeiros socorros. Essencial! Iboprufeno, ligaduras, termĂłmetro, fita adesiva, desinfectante, pensos rĂĄpidos, Imodium e alguma coisa para o estĂŽmago. Sim, podes comprar tudo lĂĄ, mas nĂŁo sabes quando precisarĂĄs por isso leva jĂĄ de cĂĄ.  
  • Fita adesiva grossa. NĂŁo fazes ideia das inĂșmeras utilidades de fita adesiva grossa atĂ© lĂĄ estares. Uma que aprendi agora foi que Ă© Ăłptima para tapar o ralo dos lavatĂłrios nas casas de banho para poderes lavar roupa convenientemente. Nunca mais viajo sem um rolo!
  • TampĂ”es para os ouvidos. Vais ficar alojado em sĂ­tios em que por vezes vais ouvir barulhos mais animados do beliche do lado ou noutros em que as janelas sĂł servem mesmo para parar o vento porque ouves tudo o que se passa na movimentada rua lĂĄ fora, ou ainda noutros em que o barulho dos bichos lĂĄ fora vai dar-te luta quando tentas adormecer. Os tampĂ”es para os ouvidos vĂŁo ser os teus melhores amigos nesses precisos momentos. Acredita.
  • Leva uma mochila mais pequena para o dia a dia. Leva uma mochila que tenha o tamanho suficiente para andares diariamente com uma garrafa de ĂĄgua, os teus documentos, a cĂąmera fotogrĂĄfica, o Lonely Planet e o telemĂłvel. De preferĂȘncia uma que permita com que as tuas costas respirem. Existem umas fantĂĄsticas da Deuter, que nĂŁo encostam directamente Ă s costas. Mas a Decathlon tem tambĂ©m uma variedade enorme de mochilas de vĂĄrios tamanhos, cores e feitios. Comprei lĂĄ a minha.
  • Leva a BĂ­blia (aka o Lonely Planet). Vai ser o teu melhor amigo durante a viagem. A qualquer momento vais ter de decidir onde ir a seguir, o que visitar, onde ficar. Sim hĂĄ wi-fi em praticamente todo o lado (e gratuito) mas o Lonely Planet permite-te aceder ainda mais rapidamente a informação Ăștil e com credibilidade em qualquer lado onde estejas. 
  • Toalha micro-fibras. Eu acabei por perder a minha apĂłs uma viagem de 13 horas de comboio nocturno no Vietname, mas atĂ© lĂĄ foi-me muito Ăștil! Nem todos os sitios onde vais dormir tĂȘm toalhas e no meio de nenhures poderĂĄs precisar de alguma. É leve, fĂĄcil de guardar e seca muito rapidamente. 
  • Lenço/echarpe. Para as miĂșdas: vais querer visitar templos em que nĂŁo te vĂŁo deixar entrar de ombros Ă  mostra, vais dormir em transportes onde o ar condicionado estĂĄ no nĂ­vel Polo Norte, vais precisar de uma almofada improvisada. O lenço estarĂĄ lĂĄ para ti.

Outras dicas Ășteis para te ajudar a teres uma viagem tranquila:
  • Aprende as frases bĂĄsicas. Aprende a pelo menos dizer "olĂĄ", "obrigada", "desculpe", "bom dia", "boa tarde"... O "hello", "thank you" e afins sĂŁo reconhecidos em praticamente todo o mundo, mas nunca fez mal a ninguĂ©m aprender algumas pequenas palavras de forma a interagir um pouco mais com a cultura local. Sabadee!! :)
  • NĂŁo julgues. Visitas um paĂ­s destes para absorveres e aprenderes a cultura local. De certeza que vais dar de caras com tradiçÔes e aspectos da cultura que te poderĂŁo chocar, mas respeita. Se nĂŁo consegues lidar com isso, talvez estes paĂ­ses nĂŁo sejam a melhor opção para ti.
  • Descarrega uma app de GPS. NĂŁo imaginas o jeito que te vai dar teres um mapa na palma da tua mĂŁo quando estĂĄs a tentar encontrar o caminho de volta para o teu hotel no meio de uma cidade desconhecida ou dentro de um tĂĄxi quando achas que o taxista te estĂĄ claramente a tentar enganar. Eu descarreguei a "maps.me" pela Appstore e funciona bem!
  • Começa conversas com os locais. Vais-te surpreender com a generosidade, carinho e espontaneidade da população local. Podes ler muito sobre a cultura local na internet, em guias... Mas nĂŁo hĂĄ nada como interagir com quem lĂĄ vive para teres acesso a pequenos segredos e pormenores locais.
  • NĂŁo planeies demasiado. Antes de partires Ă© bom teres uma ideia dos sĂ­tios que queres mesmo visitar mas nĂŁo te feches num itinerĂĄrio. Vais conhecer diferentes pessoas e vais ouvir falar de sĂ­tios que nunca tinhas ouvido falar antes quando lĂĄ estiveres. Como dizĂ­amos no Laos "It's in God's hands!". Os melhores momentos sĂŁo aqueles de que nĂŁo estĂĄvamos Ă  espera. Go with the flow :)
  • Sai dos trilhos habituais. NĂŁo te limites aos trilhos habituais dos guias turĂ­sticos. Arrisca e sai dos trilhos de vez em quando. Se o fizeres com cabeça e segurança, nĂŁo te vais arrepender!
  • SĂȘ open-minded. Esquece preconceitos, tabus, medos, inseguranças. Arrisca, faz o que sentes que te apetece fazer. Mete conversa, sorri, ri, dança, abraça. :)
  • No spicy! Se tu ou o teu estĂŽmago nĂŁo sĂŁo fĂŁs de comida picante, lembra-te sempre destas 2 palavras antes de pedires comida: "No spicy!". A nĂŁo ser que estejas numa de fazer uma dieta Ă  força. AĂ­, dĂĄ-lhe com a alma!
  • Evita o gelo e ĂĄgua nĂŁo engarrafada. NĂŁo vale a pena arriscar. Opta antes sempre por ĂĄgua engarrafada e evita o gelo. A nĂŁo ser que, mais uma vez, estejas naquela da dieta Ă  força...
  • Experimenta a comida local. NĂŁo cedas Ă  tentação de recorrer a comida ocidental quando lĂĄ estiveres. "When in Rome, be roman!" A comida local Ă© Ăłptima e variada. Arrisca e experimenta algo que nunca experimentarias em casa.
  • MantĂ©m o passaporte bem perto de ti. A par dos cartĂ”es de crĂ©dito/dĂ©bito, o teu passaporte Ă© sagrado. Se estiveres em hotĂ©is decentes com cofre, deixa-o lĂĄ. Se nĂŁo, anda sempre com ele. E lembra-te de o digitalizares e guardares a cĂłpia no teu email.  
  • Mente e braços abertos. O sorriso que tens estampado na cara e o brilhozinho nos olhos nĂŁo vĂŁo deixar ninguĂ©m indiferente. Vais conhecer gente de todo o mundo, ansiosa por partilhar a sua experiĂȘncia e momentos felizes contigo. Aproveita atĂ© ao Ășltimo momento, nĂŁo hĂĄ nada melhor :) 
Espero que estas dicas te ajudem a ter uma viagem tĂŁo feliz como as que eu tenho tido! HĂĄ muitas mais coisas a referir, mas acho que com isto jĂĄ te safas bem. :)

Se quiseres mais dicas ou que partilhe o meu roteiro de viagem manda-me um email. Terei todo o gosto em ajudar!! :)

blogavidadejohnie@gmail.com



You Might Also Like

0 comentĂĄrios

Com tecnologia do Blogger.

Search This Blog