Dias 6 e 7. Hoi An e a promessa de aventuras.

19.5.15

Cheguei a Hoi An no dia 18. À chegada, como prometido, tinha o tio da Perfume à minha espera. Thang de seu nome, mas mais conhecido por Mr. T.

Antes da boleia fez questĂŁo que nos sentĂĄssemos num cafezinho ao lado do aeroporto e ofereceu-me uma cerveja. A partir daĂ­ começou a apresentação da empresa dele, a tal Easy Rider. Ele criou a empresa hĂĄ jĂĄ 17 anos e tem hoje cerca de 12 pessoas a trabalhar para ele. 
Conversa para aqui, conversa para ali, lĂĄ acabei por fechar negĂłcio com ele. AmanhĂŁ de manhĂŁ estou de partida para uma tour de mota seguindo o caminho de Ho Chi Minh. Fico uma noite num hotel pelo caminho e no Ășltimo dia ele leva-me directamente ao aeroporto de Danang para que eu possa seguir para o Laos.
Confesso que não sou grande fã de motas, mas algo me disse para arriscar. Para além de que Hoi An é bom durante 2 dias, depois jå é demais. (Pelo menos para mim)
Levou-me Ă  Guesthouse, onde saltei imediatamente para o banho e descansei um pouco para logo depois pegar numa bicicleta (sĂŁo gratuitas) e partir Ă  descoberta da cidade.
Hoi An foi em tempos um grande porto, tendo aos poucos perdido a sua importùncia. Hoje em dia a cidade estå repleta de turistas e as antigas casas dos pescadores e comerciantes são agora lojas, galerias de arte, restaurantes e bares. Tem um ambiente descontraído e sabe a férias. A quantidade de casalinhos que se veem em todo o lado não é de espantar. Hoi An tem um lado romùntico muito vincado. Toca a seguir para outro lado jå que isto de andar sozinha no meio de casalinhos enamorados não é coisa que me assista.

Uma das coisas fantĂĄsticas de se viajar sozinho Ă© que Ă© comum passarmos por outros viajantes a solo e existir uma troca de olhares cĂșmplices e cumprimentos disfarçados com a troca de um sorriso discreto. Como se dissĂ©ssemos "eu sei o que estĂĄs a sentir agora". 
Passei por uma série de mulheres a viajarem sozinhas em Hoi An. No entanto, até agora foi o sítio onde estive mais só comigo. O que não me incomoda de todo, apenas é a primeira vez, desde que cheguei ao Vietname, que me senti assim.

Hoje de manhĂŁ fui experimentar as famosas praias. Peguei na bicicleta rumo a An Bang.
Por cerca de €1,50 aluguei uma espreguiçadeira por 1 dia, e a praia de facto Ă© fantĂĄstica. Água morna, transparente, areia branca e um calor que me forçou a estar a maior parte do tempo debaixo do chapĂ©u.
Por volta das 14h começou-se a ouvir a trovoada que anunciava o habitual temporal que se faz sentir todos os dias nesta altura do ano. Dirijo-me à minha bicicleta, pronta para pedalar a toda a velocidade os 4kms que me separavam da Guesthouse. As nuvens pretas que se aproximavam em fast forward fizeram com que rapidamente tirasse essa ideia da cabeça e corresse a refugiar-me no primeiro restaurante que encontrei na praia. Passados 3 minutos, o vento começou a levantar-se e parecia que o céu ia desabar. A praia paradisíaca onde eu estava 10 minutos antes tornou-se no cenårio de um filme sobre catåstrofes naturais.
LĂĄ fiquei no restaurante, tapada com o pareo, enquanto a toda a volta (a esplanada era coberta apenas em cima) o mundo parecia acabar. TrovĂ”es, chuva e vento forte. Aproveitei para almoçar e passada 1 hora jĂĄ estava em cima da bicicleta, rumo Ă  Guesthouse enquanto sentia os Ășltimos pingos de chuva a caĂ­rem-me na pele.
Pelo caminho passo no meio de arrozais, devolvo os sorrisos sinceros que os locais me oferecem pelo caminho, e sinto-me livre e feliz como nunca antes.















You Might Also Like

0 comentĂĄrios

Com tecnologia do Blogger.

Search This Blog