Enganaste-me bem, Hanoi...!

13.5.15

E aqui estou eu, apĂłs 17 horas em viagem, em Hanoi.
Primeiras impressÔes: o caos é rei, o ambiente (embora muito movimentado) é de uma tranquilidade e despreocupação total.
Centenas de motas preenchem as estradas da cidade todo o dia. As estradas, os passeios... Em contramĂŁo... A ignorar completamente quaisquer regras de trĂąnsito alguma vez criadas. Existem rotundas, existem passadeiras, existem semĂĄforos. Mas Ă© tudo coisa que nĂŁo assiste aos vietnamitas. Ou pelo menos ao povo desta cidade!
Passados poucos minutos, percebe-se perfeitamente que se nĂŁo nos lançarmos para o meio da estrada (qual Jesus a caminhar sobre a ĂĄgua) ficaremos eternamente plantados Ă  beira daquela estrada. O truque Ă© avançar e deixar que as motos e carros nos contornem (btw: hĂĄ substancialmente mais motas do que carros nesta cidade). É sĂł preciso ter fĂ©!

Outra experiĂȘncia interessante Ă© a de andar Ă  pendura numa moto no meio do trĂąnsito. Oh santa adrenalina! Depois de horas a andar para a frente para trĂĄs, lĂĄ tive de ceder a um dos "avanços" de um dos "mototaxistas". ApĂłs alguma negociação (pouca jĂĄ que o tipo claro que me estava a tentar enganar com um preço exagerado, tendo-lhe virado as costas dizendo que preferia andar e 30 segundos depois lĂĄ vinha ele atrĂĄs de mim com 1 preço mais aceitĂĄvel), lĂĄ fui eu Ă  pendura de volta para o meu "hotel" no meio deste trĂąnsito absolutamente caĂłtico (caos este perfeitamente comum entre o povo asiĂĄtico, pela minha experiĂȘncia)

Quanto ao "Hotel": Ă© uma homestay, ou seja, tenho um quartinho na casa de uma famĂ­lia (por sinal bastante grande jĂĄ que sempre que vou Ă  recepção por alguma razĂŁo,conheço sempre um novo membro). Eles alugam quartos a turistas por 1 valor bastante razoĂĄvel (+/- €14) com pequeno almoco e jantar com a famĂ­lia.
A "Perfume", que aparenta ser a manda chuva, é uma querida e (apesar de eu saber que ela tem lucro com isso) ajudou-me a marcar logo todas as viagens que eu queria fazer aqui no Norte. Assim, hoje à noite não hå cå noite de sono em cama de hotel, hå uma viagem de 11 horas no comboio nocturno para Sapa, na companhia de uma francesa que também estå aqui alojada e que vai lå ter com uma guia amiga dela. Assim acabamos por ter uma private tour só as 2, afastadas dos típicos grupos de turistas e com a promessa de que visitaremos lugares pouco visitados pelas hordes de turistas que lå afluem todos os dias.
Volto a Hanoi apenas para seguir directamente para Halong Bay. Can't wait!

As poucas horas que passei neste país até agora, fazem com que me aperceba que jå tinha mesmo perdido a memória dos odores, do calor, da comida e do povo asiåtico.
A aversĂŁo que tinha desenvolvido em relação a Hanoi Ă© completamente infundada e Ă© uma cidade que me deixou totalmente confortĂĄvel e em casa desde o primeiro momento. O caos controlado,  os sorrisos, a descontracção e o "easy going" que se sentem por todo o lado prometem vir a fazer desta terra uma doce memĂłria para o futuro. E sĂł cĂĄ estou hĂĄ horas! :)






















You Might Also Like

2 comentĂĄrios

Com tecnologia do Blogger.

Search This Blog